11 de abril de 2012

Oleo de Macadâmia - Bom para a saude e para a beleza!

























Hoje venho falar de mais um oleo vegetal extra virgem, o oleo de macadâmia; a noz de macadâmia é o fruto de uma arvore originaria do estado de Queensland, no nordeste da Australia; ela é conhecida dos aborigenes ha 5.000 anos e seu nome não é de origem aborigene e sim em homenagem ao cientista australiano de origem escocessa Jonh Macadam; actualmente a macadâmia é cultivada em varias partes do mundo, Australia, Nova Zelandia, Estados Unidos, Costa Rica, Africa do Sul e Brasil.

A noz de macadâmia é fruto muito rico em oleos (78 ./° sendo 60./° de acidos graxos insaturados), rico também em minerais, glicidios, calcio, fosforo, proteinas, vitamina A, B1 e B2; a extração deste oelo é feita somente a pressão fria e ele pode ser utilizado tanto na alimentação como em cosmetologia.

Na alimentação:

"O óleo de macadâmia é uma excelente fonte de ômega 9. Esta propriedade ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue, sendo um ótimo aditivo alimentar para diabéticos e pré diabéticos.
Graças ao ômega 9 promove-se a quebra das células de gordura perigosa ao fígado e ao coração.Sendo também uma maneira de controlar a fome e diminui o risco do organismo de estocar gordura.
Além disso, o óleo de macadâmia constitui uma boa fonte de ômega 7, uma substância muito importante para manter a pele com um aspecto jovial. Este último é naturalmente produzido pelo organismo, mas por volta dos 30 anos de idade, esta produção diminui drasticamente, sendo necessária a sua reposição através da alimentação.
Recomenda-se regar a salada diariamente com duas colheres de óleo de macadâmia para beneficiar-se de suas propriedades."
Em cosmeticos:
O oleo de macadâmia é rico em acido palmitoleico (sendo que estes são aproximadamente 20./°do total de acidos graxos insaturados do sebo humano); a produção destes acidos ( responsaveis pela hidratação e elasticidade da pele) é reduzida drasticamente a partir dos 30 anos. O uso do oleo de macadâmia ajuda a reposição deste acidos tão necessariso a boa saude da pele, prevenindo o aparecimento de sinais de envelhecimento. Trata-se de um "oleo seco" que é rapidamente absorvido pela pele sem deixar a sensaçao de grude na pele.

Nos cabelos, promove a hidratação e maciez dos fios; forma um filme protetor na camada externa dos fios, protegendo-os da ação nociva do sol, vento e produtos quimicos como alisamentos e tinturas.
A L'Oreal tem a linha Serie Nature, shampoo e mascara que contem oleo de macadamia.

Minha experiência com o oleo de macadâmia:
Eu comprei o oleo da garrafa que esta ai na foto; o cheiro achei um pouco parecido com o oleo de ricino, mas menos forte, parecido também com o oleo de avelã; tem uma cor amarelo claro, transparente e é um pouco grosso;
Aplicação na pele: é facil de aplicar na pele, é absorvido rapidamente; no entanto, eu não gosto de usa-lo sozinho, passo o oleo e depois um creme bem cheiroso para atenuar o cheiro de amendoa grelhada! rsrsrs
Aplicação nos cabelos: eu misturei uma colher de sopa com 2 colheres de uma mascara bem ruim que eu tinha aqui; apliquei nos cabelos lavados e deixei agir por meia hora com touca plastica; enxaguei e notei os cabelos bem macios e hidratados; depois de enxague, apliquei creme de pentear e mais um pouco de oleo de macadamia e deixei secar naturalmente; os cabelos ficaram muito macios e com menos volume e menos frizz também; depois dos cabelos secos, apliquei mais um pouco de creme de pentear e oleo e enrolei o cabelo utilizando a técnica do bantu knot out, dormi com o cabelo enrolado e soltei no dia seguinte; obtive um cacheado bem definido e com menos volume.
Meu veredito: eu aprovo o oleo de macadamia e junto com o oleo de coco e o de ricino, serão o meu trio infalivel!!! :D
Alguma de vocês ja ouviu falar, usou este oleo? gostaram da dica?
Tenham uma otima quarta-feira!
Beijossss

PS: Peço desculpas, mas o blogger esta com problemas e não consigo padronizar o tipo de letra do texto... sorry

8 comentários:

  1. Olá Regina

    Já tinha ouvido falar dos benefícios deste óleo e costimamos comer a noz, mas adorei a sua resenha. Vou comprar.

    Acabo de criar o grupo AMIGA DA MODA no FB e gostaria que vc participasse. Ao menos venha conhecer.

    https://www.facebook.com/groups/amigadamoda/

    BJ00000000...........
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir
  2. Regina, conhecia apenas a máscara para cabelos à base desse óleo. Adorei a dica e acredito que na Body Shop poderei encontrar hidratante corporal desse produto.
    Já gravei para não esquecer.
    Post super útil.
    beijo da Nina

    ResponderExcluir
  3. Regina

    O shampoo de macadamia da l'oreal ta mais que aprovado, ja o oleo nunca usei, vc comprou no mercado mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, comprei numa loja de produtos Bio, L'Eau Vive, custou cerca de 8 Euritos; essa loja é cara, na net acho que encontra mais barato, mas não sei se compensa pagar o transporte.

      Excluir
  4. Oi Regina,
    Vou ficar de olho no supermercado, pois nunca vi este óleo a venda, mas me interessou d+!
    Beijos 1000 e uma ótima 4ª-feira para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Regina muito boa sugestão. Gostei muito e tenho de experimentar no cabelo...
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  6. Eu já usei e a adoro...uso nos cabelos e na pele.Comprei o extra virgem em loja de produtos naturais Mundo verde 24,00$,bjus Sandra

    ResponderExcluir
  7. Mas estes da mundo verde, por exemplo o da marca pazze, são tão bons quanto os da body store?

    ResponderExcluir

Olá Poderosa :) deixe seu comentário, ele é muito importante para nós !! Obrigado pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...