6 de julho de 2011

Ayurveda e a beleza do cabelo das mulheres Hindus


L'usage du mehndi


Bom dia Poderosas!

Tudo bem?

Hoje venho falar do cabelo das mulheres da India, que todas nos invejamos não é? rs...afinal, quem não sonha com cabelos longos, sedosos e brilhantes?

"Ayurveda é o nome dado ao conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Ayurveda significa, em sânscrito, Ciência (veda) da vida (ayur). Continua a ser a medicina oficial na Índia e tem-se difundido por todo o mundo como uma técnica eficaz demedicina tradicional.

A medicina ayurvédica é conhecida como a mãe da medicina, pois seus princípios e estudos foram a base para, posteriormente, o desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega. Houve um intercâmbio de informações com o Japão, que tinha a mesma necessidade dos indianos: criar uma medicina barata para atender às suas populações muito pobres e gigantescas, por essa razão existe muito da medicina japonesa nos conceitos de ayurvédica. As duas desenvolveram técnicas muito eficientes e de baixo custo para o tratamento.
A doença, para a Ayurveda, é muito mais que a manifestação de sintomas desagradáveis ou perigosos à manutenção da vida. A Ayurveda, como ciência integral, considera que a doença inicia-se muito antes de chegar à fase em que ela finalmente pode ser percebida. Assim, pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do tempo, se não forem corrigidos, originando a enfermidade muito antes de podermos percebê-la.

Os cinco elementos e os doshas

A Ayurveda baseia-se no sistema filosófico samkhya nos cinco elementos que formam toda a manifestação material do universo.
São eles éter, ar, fogo, água e terra. Toda a matéria que existe no universo provém destes 5 elementos, inclusive o corpo humano (que além da matéria, também é formado por buddhi - discernimento, ahamkara - ego e manas - mente). De acordo com o Ayurveda, quando algum dos 5 elementos está em desequilíbrio no corpo do indivíduo, inicia-se o processo da doença.
Segundo essa tradição, os seres humanos são influenciados pelos 5 elementos através do dosha. Os doshas são Vata, regido por ar e éter, Pitta, regido por fogo e água, eKapha, regido por terra e água. Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em diferentes proporções. No momento da nossa concepção a nossa constituição é definida, isto é, os doshas que estão presentes em maior quantidade no nosso organismo. Ao nascermos, tal proporção está em equilíbrio (prakrti), mas com o tempo e a vida desregrada surge o desequilíbrio em um ou mais desses doshas (vikrti), contribuindo para o surgimento e desenvolvimento de doenças.
Para o indivíduo ter o corpo saudável é necessário manter seus tecidos saudáveis e isso é possível por meio da alimentação, que deve ser feita de acordo com o estado atual do paciente, ou seja, de acordo com seu dosha predominante e com os desequilíbrios que ele possa apresentar. Os tecidos que formam o corpo humano são formados a partir dos 5 elementos, que consumimos em forma de alimento. Para o Ayurveda, a saúde de uma pessoa é medida pela força de seu agni (fogo digestivo). Um "bom agni" é capaz de extrair dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários para formar tecidos fortes; por outro lado, quando o agni está diminuído ou é irregular (menor capacidade digestiva) a nutrição dos tecidos fica mais pobre, comprometendo a saúde e a integridade estrutural do organismo. Costuma-se ouvir muito que "você é o que você come", mas podemos concluir, com o exposto, que a medicina indiana vai além: "você é o que você consegue digerir".

Fonte: Wikipédia

Pois bem, o texto acima é um pouco longo, mas vale apena ler, para entendermos porquê as hindus têm cabelos lindos; não existe nenhum segredo; primeiro trata-se de herança genética; o corpo humano é constitudo de tecidos que sua qualidade, depende da alimentação e do meio ambiente; os pais transmitem aos filhos genes que podem ser mais ou menos fortes; em questão de cabelo, as Indus ja nascem com a vantagem de seus ancestrais terem cabelos fortes, resistentes. Depois, sabemos que a alimentação asiatica é desde milénios, diferente da ocidental; na India, grande parte da população é vegetariana e consomem muitas especiarias, que embora muita gente ache que elas servem apenas para dar gosto ao pratos, têm um papel bem mais importante, como anti-sépticos por exemplo. Portanto, uma alimentação saudavel, é meio caminho andando para ter cabelo bonito.

Agora falando diretamente dos cabelos, as hindus dedicam muito tempo a cuidar deles e quase todas têm uma longa e linda cabeleira negra, brilhante, sedosa. Paral elas , ter um cabelo bonito, bem cuidado, é uma forma de se afirmarem na sociedade.
Usam na maior parte do tempo o cabelo preso em coques e as meninas mais novas em uma longa trança (sem saber elas usam um penteado protetor).

Para lavar o cabelo, elas usam muitas plantas (em substituição aos shampoos), como a henna em po e o shikakai, que são ervas ou raizes em po, que misturadas a agua quente, lavam os cabelos, desde que não sejam misturadas a oleos. Além de lavar, estas ervas dão reflexos e brilho aos cabelos escuros.

Uma vez por semana, elas se dedicam a um verdadeiro ritual, chamado o tratamento do turbante, que consiste em aplicar um oleo sobre o cabelo, os mais usados são o oleo de coco e o de Amla(amla é uma fruta parecdida com agroselha) e aplicar sobre o cabelo uma toalha previamente molhada em agua bem quente e deixar até a toalha arrefecer; este procedimento é repetido pelo menos 6 vezes para que os oleos penetrem bem no cabelo e ativar a circulação sanguinea do couro cabeludo.

Nota: se forem fazer em casa, cuidado para não se queimarem!

Eu uso henna no meu cabelo, para cobrir os cabelos brancos e no dia que aplico, noto omeu cabelo mais encorpado; o oleo de coco é excelente como ja falei aqui e sempre uso a toalha quente nas minhas hidratações, so não fazia 6 vezes, mas, sempre que tiver tempo vou fazer.

Bom meninas, o post de hoje é longo, ja devem estar cansadas, não é?! rs

Tenham um lindo dia!

Beijosss

2 comentários:

  1. Oi Regina,
    A maioria dos apliques e das perucas e feito de cabelos indianos, pois eles são lindos mesmos!
    Bjkas e uma 4ª-feira maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  2. Que dicas otimas!
    Esta da toalha quente 6 vezes nao vai dar pra fazer, mas tuas dicas sao valiosas

    ResponderExcluir

Olá Poderosa :) deixe seu comentário, ele é muito importante para nós !! Obrigado pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...