11 de fevereiro de 2011

Sexta Sem Preguiça - Aula Alternativa de Hoje: Patins

Bom Dia Poderosas!

Prontas para mais uma aula?! Hoje vou mostrar os benefícios da patinação in line....é a patinação feita nas ruas mesmo...

Andar de patins é uma forma alternativa e divertida de manter a forma, definir músculos e perder peso...uma verdadeira maravilha.



Eu comecei a andar de patins durante minha infância, me lembro que teve um ano que andar de patins era uma febre, pois bem essa febre continuou em mim até hoje.

Vocês acreditam que o meu primeiro salário foi usado para comprar um patins novo?! pois bem é minha paixão, como podem ver, sempre que ando me divirto e perco muito peso.

Abaixo vou listar os principais benefícios que andar de patins tras as nossas vidas:


  • Auxilia no controle do peso;
  • Fortalece os ossos, músculos, tendões e ligamentos
  • Desenvolve a flexibilidade, equilíbrio, agilidade, força e resistência;
  • Aumenta a resistência muscular, modela a musculatura dos membros inferiores, especialmente coxas e glúteos (adoro!);
  • Quando o tronco é levemente projetado para frente, trabalha costa e abdômen;
  • Auxilia no desenvolvimento da coordenação motora e também melhora o condicionamento respiratório.
  • Melhora o condicionamento cardio respiratório, como na corrida, por exemplo, sem o impacto da corrida, ou seja, com baixo impacto (desde que não haja saltos, óbvio!).
  • Queima muitas calorias. Esta queima calórica é relativa, dependendo do metabolismo de cada um, do peso corporal, do tempo e intensidade da atividade, mas você pode chegar a queimar até 800 calorias em 1 hora de patinação, dependendo do percurso e itens mencionados acima.

Gostaram dos benefícios?! São ótimos não é mesmo...apesar de parecer fácil, andar de patins não é essa moleza toda. Eu digo que aprender a andar de patins é igual a andar de bicicleta, é dificil no começo, existem os tombos mas uma vez que se aprendeu você não esquece mais!

Selecionei esses dois vídeos no youtube. O primeiro mostra como devemos posicionar os pés e o corpo durante as primeiras andanças de patins. O vídeo está em português de Portugal.



Como podem ver os pés devem estar sempre posicionados abertos para fora em angulo de 90º. Mantendo os pés nessa posição você consegue manter a velocidade e o equilíbrio.

Outra coisa importante para se saber:

Quando estiver andando quanto mais flexionadas as suas pernas e inclinado o tronco do corpo para a frente, mais velocidade você vai empregar durante a patinação, então para quem não quer sair correndo feito louca não icline muito o corpo para a frente, porém não esqueça de manter as pernas levemente flexionadas e o tronco para a frente, pois essa posição mantém o seu equilíbrio, se você ficar totalmente reta (se não tiver experiência) não vai conseguir manter o equilíbrio, e são nesses vacilos que tombamos de bunda (gente como já sofri com isso...rs!).

Abaixo um vídeo mega rápido, mostrando como devemos posicionar o corpo para ficar de pé....



Mais outra dica valiosa:

Quando você quiser parar não se desespere e não tente ficar reta, lembre-se você pode levar um tombão! Então com o corpo ainda flexionado para a frente,  coloque uma perna frente e a outra em posição lateral ao corpo (como na foto abaixo), como se fosse girar. Essa posição vai diminuir gradualmente a velocidade do patins.

Eu quando quero parar e estou com a velocidade muito alta eu vou fazendo ondulações com os dois pés do patins até a velocidade diminuir e por fim faço o giro para parar.

Gente andar de patins é como andar de bike, só andando para vocês verem os inúmeros benefícios.

Eu realmente recomendo a patinação, principalmente para quem quer perder peso e odeia ir a academia. Nem preciso falar que os melhores lugares para andar de patins são em ruas bem asfaltadas ou em ciclovias e também recomendo que utilizem todo equipamento de segurança (pois eles previnem que nos machuquemos em pováveis quedas.....eu sei que pode ser ridiculo, mas no começo é melhor prevenir!).

Então estão todas preparadas para patinar?

Espero que tenham gostado do post....caso tenham mais alguma idéia sugestão ou reclamação podem entrar em contato....Bjos e um ótimo fim de semana!


Fontes:  PatinaBrasilia e CyberDiet

8 comentários:

  1. Adoro andar de patins! Quero comprar um pra mim também!
    Beijos, Fá.
    www.dospescabeca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gente, eu andava muiiiiiito de patins, mas agora deixo para o filhote né?

    Na verdade eu era acostumada a usar aqueles antigos, agora com essa onda de patins online... acho que pra mim, não dá não...hihih

    Beijo grande e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  3. oiii passei 10 anos planejando comprar meu patins ,e hoje comprei ;mais confesso já perdi a prática rsrsr,passei bastante tempo pesquisando na net como volto a dar meus primeiros passos novamente ,até q encontrei esse blog maravilhoso ,vou agora treinar torçam por mim brigaduuuu ,depois volto pra dizer como foi rsrsrsr

    ResponderExcluir
  4. Oi Luciene!
    Ah, que bom que você achou oq ue estava precisando aqui no blog! torcemos por você e que consiga se exercitar e acima de tudo se divertir com seus patins!!! volte sim, queremos saber se esta se adaptando bem.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Acabei de comprar meus patins estou adorando, ainda estou relembrando algumas manobras, pois ja tem 15 anos que não ando, mas está sendo ótimo estou amandooooo!!!!

    ResponderExcluir
  6. Qual o patins ideal para quem está começando? O tamanho ideal de roda para não dar muita velocidade 80mm ou 84mm?

    ResponderExcluir
  7. ganhei um patins, era meu sonho e ele foi realizado. O problema é que minha rua não é lá essas coisas. Quero muito poder andar por aí, AMO patinação e acho muito lindo!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas, comprei um patins a 1 mês e ja perdi alguns quilinhos, e o melhor de tudo voltando aos tempos de criança.

    ResponderExcluir

Olá Poderosa :) deixe seu comentário, ele é muito importante para nós !! Obrigado pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...