14 de fevereiro de 2011

A lenda de São Valentim


Menu Saint-Valentin : champagne et macarons






Todos os anos, nos paises do hemisfério norte, no dia 14 de Fevereiro, comemora-se o dia dos namorados.


"A História
O Dia dos Namorados é celebrado naquele que até 1969, era o Dia de São Valentim. No entanto a Igreja Católica decidiu não celebrar os santos cujas origens não são claras. Isto porque ha relatos de pelo menos dois Valentim, santos martirizados, directamente relacionados com o dia 14 de Fevereiro.

As raízes deste dia remontam à Roma Antiga e à Lupercália, festa em homenagem a Juno, deusa associada à fertilidade e ao casamento. O festival consistia numa loteria, onde os rapazes tiravam à sorte de uma caixa, o nome da moça que viria a ser a sua companheira durante a duração das festividades, normalmente um mês (hum... um mês naquela época! ficava logo estigmatizada de "garota facil" rsrsrsrsrs). A celebração decorreu durante cerca de 800 anos, em Fevereiro, até que em 496 d.c., o Papa Gelásio I decidiu instituir o dia 14 como o dia de São Valentim, para que a a celebração cristã absorvesse o paganismo da data.

A dúvida persiste no entanto, em saber a qual dos santos se refere este dia. Muitos acreditam tratar-se de um padre que desafiou as ordens do imperador romano Claudio II. A lenda diz que o imperador proibiu os casamentos com o argumento de que os rapazes solteiros e sem laços familiares, eram melhores soldados. Valentim terá ignorado as ordens e continuado a fazer casamentos em segredo a jovens que o procuravam. Segundo a lenda, Valentim foi preso e executado no dia 14 de Fevereiro, por volta do ano 270 d.c.

Outra lenda diz que um outro padre católico se recusou a converter à religião de Claudio II, e este mandou prendê-lo. Na prisão, Valentim apaixonou-se pela filha do carcereiro que o visitava regularmente, a quem terá deixado um bilhete assinando: «Do teu valentim» (em inglês, «from your Valentine»), antes da sua execução, também em meados do século III..


Nesta lenda, a conotação do dia e do amor que ele representa não se relaciona tanto com a paixão, mas mais com o «amor cristão» uma vez que ele foi executado e feito mártir pela sua recusa em rejeitar a sua religião."

Fonte:Kazulo.pt


Para comemorar a data, muitos casais trocam presentes, jantam em restaurante, planejam uma noite de amor diferente.


Sei que ai no Brasil a data é comemorada a 12 de Junho, mas, queria fazer conhecer um pouco a origem e algumas ideias de como ter um look ideal para esse dia.


Reparem no perfume, Romance de Ralph Lauren, eu ADORO esse perfume!!!



Romantico descontraido



Romantico retrô; esse vestido e esses sapatos são lindos! eu QUEROOOO!




Inspiração no século XVIII - o sapato em renda, um "must"




Bom meninas, embora no Brasil não se celebre hoje o dia dos namorados , desejo a vocês um dia e noite muito feliz, muito amor e carinho; afinal não devemos comemorar com nossa cara metade apenas uma vez no ano, não é?


Beijos


4 comentários:

  1. Adorei o primeiro look! Dá vontade de comemorar o dia dos namorados as duas vezes! =)
    Beijos, Fá.
    www.dospescabeca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Fa! é muito bonito mesmo; comemore a vontade, o amor cabe bem em qualquer ocasião! bjs

    ResponderExcluir
  3. Acho legal o Valentine´s Day...pena que aqui no Brasil esse romantismo todo não pega, né?

    Bjks

    ResponderExcluir
  4. é Belinha, uma pena, porque um pouco de romantismo so faz bem, adoça a vida. Beijos

    ResponderExcluir

Olá Poderosa :) deixe seu comentário, ele é muito importante para nós !! Obrigado pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...