21 de janeiro de 2011

Sexta Sem Preguiça - Aula de hoje: Pilates!

Olá Poderosas!


Nesta Sexta Sem Preguiça, vou falar sobre Pilates.....a atividade mais querida entre as celebridades e com certeza a que traz excelentes resultados para o corpo..leia-se abdomen sarado e musculos torneados...Eu simplesmente Amo de Paixão!

Entendendo a História do Pilates:

Para quem não sabe Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios capazes de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões. 

Elaborado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates - como sempre a técnica recebeu o nome do seu "criador", teve diversas influências como yoga (principalmente yoga!), zen budismo, artes marciais e exercícios praticados pelos antigos gregos e romanos.

Pensando no princípio de “mente sã e corpo são”, Joseph criou uma atividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos.

Bem executada e orientada, não traz impactos nocivos para as articulações, ligamentos e musculatura.

Os benefícios principais do pilates e o foco desse método são: o aumento na qualidade de vida, consciência corporal, respeito e integração plena corpo-mente.

Palavra de quem pratica essa atividade....Pilates é maravilhoso para desenvolver a flexibilidade, obter consciência corporal, relaxar a mente e definir os músculos.....inicialmente as repetições parecem bobas e fáceis de fazer, porém quando realmente aplicamos a técnica, ou seja, fazemos....percebe-se o quanto os exercícios são, apesar de simples, difíceis de serem executados - da forma correta, claro! - pois no pilates tudo deve ser monitorado, respiração, postura e repetição.

Por este motivo é uma atividade que traz resultados, pois para quem não sabe....usar o próprio corpo como "peso" é dificil, e mesmo magrinhas... nós pesamos isso é um fato...

A Aula:

Eu selecionei alguns exercícios de pilates que são de fácil execução e que trabalha principalmente a área abdominal....define mesmo o nosso abdomen e você pode fazer na sala de sua casa! Não precisa de nada específico só você e seu corpo...e um colchonete se tiver (caso não tenha coloque um lençol no chão que já serve)...Uma maravilha não?!

Para aquecimento eu apresento para vocês esse vídeo em inglês que eu achei no youtube....apesar de estar em inglês, dá muito bem para entender apenas olhando, a professora demonstra direitinho o passo a passo de cada atividade, não precisa saber inglês para entender o programa proposto...

Então vamos lá?! 10 min de aula para aquecer......





Gente esse primeiro alongamento que ela mostra é o alongamento do gato....e eu adoro...só pra constar viu! rs....

Dica: O importante no pilates é manter o abdomen sempre contraído. Quando estiver realizando exercícios que se necessite deitar no chão, a pélvis e coluna tem que ficar coladas no chão, entenderam?! Isso para melhorar a postura, e para que se exercite bem a área do abdomen é assim que definimos ele! E a respiração tem que acompanhar cada movimento, inspirar calmamente e expirar calmamente....Atenção então!

Terminando de montar uma série para ser realizada diariamente por vocês encontrei no Bem Simples alguns exercícios que trabalham o abdomen e a lombar:

Exercício 1:



Deitada de costas, flexione as pernas, apoiando os pés no chão. Enquanto você estiver inspirando, eleve uma perna e flexione o joelho a 90 graus.
Volte à posição inicial.
Alterne as pernas, mantendo um ritmo lento e controlando a respiração.
Repita este exercício dez vezes com cada perna.

Exercício 2:
Partindo da mesma posição inicial, levante a cabeça. Eleve cada braço paralelo ao chão ao lado do corpo, mantendo a cabeça erguida.
Realize uma série deste exercício com dez repetições.




Exercício 3:
Deitada com uma perna esticada a 45° do chão, leve o outro joelho em direção ao peito, erguendo também a cabeça.
Alterne este movimento entre uma perna e a outra, levando até o joelho o braço oposto à perna flexionada, para trabalhar os músculos oblíquos.
Realize dez repetições deste movimento alternadamente.


Exercício 4:
Sente-se com a coluna ereta, os joelhos levemente flexionados e os braços esticados para a frente. A outra perna deve estar esticada e um pouco elevada conforme a figura, mantendo o tronco um pouco elevado e as mão esticadas na altura do joelho que está dobrado, intercale as pernas, esquerda flexionada, direita dobrada, direita esticada, esquerda dobrada. As mãos devem sempre esticadas e tocar o joelho que está dobrado.

 
Exercício 5:
Enquanto você estiver expirando, recline-se para trás, virando o peito para um lado e mantendo os braços estendidos.
Mantenha o quadril encaixado. Alterne dez repetições deste movimento para cada lado.


Pronto gente não vou mais acabar com vocês nessa aula..rs!...Realizando esses exercícios, com certeza você desenvolverá sua flexibilidade, e trabalhará os músculos internamente de modo a defini-los e com o tempo sentirá os resultados.

O legal do Pilates é que não se torna necessário o uso de pesos para que se note resultados, o próprio "peso" do corpo é usado a favor dos exercícios.

Nas próximas semanas estarei mostrando outros exercícios para serem realizados em casa....

Espero que tenham gostado do post e das dicas....e o mais importante que realizem os exercícios propostos, afinal....não adianta ter um cabelo lindo, uma unha maravilhosa se o seu corpo não corresponde as suas expectativas....sem contar que se exercitar rejuvenesce, melhora a mente e te deixa Poderosa! Então mãos a obra e saia do sedentarismo!

Você tem alguma sugestão?! entre em contato conosco, deixe a sua opinião ela sempre ajuda a melhorarmos nosso blog!!! Bjos Poderosas um Excelente fim de Semana!

3 comentários:

  1. Amiga, amei! ja tinhaouvido falar muito de Pilates, mas nunca tinha lido a respeito; vou experimentar esses exercicios, estou precisando, estamos no inverno, as festas de fim de ano recentemente, enfim, estou precisando de tirar umas redondezas da barriguinha e quadril! rsrsrsrsrs..bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi flores!!

    Primeira vez no seu blog, adorei e já virei seguidora!!

    Aparece no meu tb e se gostar me siga!

    Bjus!!

    http://desejosdeumafashionista.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Juliana...ebm vinda ao nosso blog...com certeza estou indo visitar o seu...seja sempre bem vinda!

    Regina!!! Amiga pilates é MAravilhoso...recomendo ainda mais para vc que vive em casa nesse inverno....bjos

    Angel

    ResponderExcluir

Olá Poderosa :) deixe seu comentário, ele é muito importante para nós !! Obrigado pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...