3 de setembro de 2010

Natureza rima com beleza



Oi gente! a postagem de hoje é destinada aquelas pessoas que gostam de usar produtos naturais para dar "up" na beleza dos cabelos; vamos falar do vinagre de maçã (ou de cidra) e ervas aromaticas e medicinais.

O vinagre de maçã é utilizado desde muito tempo como produto natural para a beleza e saude dos cabelos tanto de homens como mulheres; é um eficaz agente de limpeza, revigorante e anti-bacteriano. Associado a diversas ervas, ajuda a combater diversos problemas dos cabelos e couro cabeludo como caspa, ceborréia, oleosidade excessiva e prevenção da queda de cabelo. Então, seguem algumas receitas para diversas aplicações :
Revitalizante:

O PH dos cabelos é um pouco acido, situa-se idealmente entre 4.5 e 5.5 o que é relativamente proximo de um revitalizante a base de vinagre de maçã que é 2.9. No entanto, muitos dos produtos que usamos, particularmente os shampoos, tinturas, descolorantes, permantes, etc., tem um PH muito alcalino, que serve para abrir as cuticulas do cabelo para que o produto penetre melhor no cabelo; portanto, quando enxaguamos o cabelo com uma loção a base de vinagre de maçã, vamos ajudar a restabelecer o PH natural dos cabelos, o que provoca o fechamento das cuticulas. Resultado: cabelos com menos frizz e brilhantes! e isso, todas nos queremos, nao é mesmo? :)

Preparaçao do revitalizante: misturar 1 colher de sopa de vinagre a 250 ml de agua filtrada morna quase fria; utilizar no ultimo enxague dos cabelos esta preparação.

Preparação do revitalizante com ervas (revitaliza o couro cabeludo e ajuda a avivar a cor dos cabelos): colocar 2 colheres de sopa de ervas secas numa chaleira e misturar 500 ml de agua fervente e deixar em infusão por 2 h; coar e deixar arrefecer completamente; transferir a infusao para um frasco de 1 litro, juntar 500 ml de vinagre de maçã e mexer bem.

Opcional: juntar gotas de oleo essencial de limão, lavanda ou rosas

Ervas que podem ser utilizadas:
Cabelos escuros: salsa, alecrim e salvia
Cabelos claros: camomila, calendula
Cabelos ruivos: henna (planta)
Cabelos oelosos: lavanda, tomilho, hamamélis
Cabelos secos: calendula
Cabelos frageis: cavalinha

Mode de usar: juntar uma colher de sopa da infusão preparada a 1 l de agua filtrada e utilizar no ultimo enxague.
Contra queda de cabelo: sabemos que no caso dos homens a queda de cabelo muitas vezes é de causa genética/hereditaria e nesses casos, as ervas não vão fazer nascer o cabelo; mas, tratando-se de quedas ocasionais, devido a stress, excesso de oleosidade, problema de saude e outras causas, podem ser uma boa ajuda, tendo que obviamente ser tratada a causa principal .
Preparar a loção revitalizante conforme explicado acima com as seguintes ervas ou plantas: urtiga (raiz e folhas), tomilho, alecrim, casca de jaborandi, quina. Utilizar sem diluir massageando o couro cabeludo , deixar por 30 minutos e lavar em seguida.

Outra receitinha que me parece muito boa, porque eu acredito nas propriedades curativas da geléia real: antes de ir dormir, misturar 1 capsula de geléia real a 1 colher de sopa de vinagre; aplicar nas regiões afetadas pela queda massageando; deixar agir toda a noite e lavar no dia seguinte.

As loções podem também ser preparadas com oleos essenciais ao invés de ervas secas; neste caso juntam-se 5 gotas do oleo essencial a 500 ml de vinagre e para utilização, diluir 1 colher de sopa desta preparação em 250 ml de agua morna quase fria.

Bom gente, por hoje é tudo; logo, logo estarei postando mais alguma coisa sobre plantas e beleza.

Fonte: http://www.apple-cider-vinegar-benefits.com/produit-naturel-pour-les-chevaux.htlm

4 comentários:

  1. Oi Angel,
    Adorei os revitalizantes Não sou muito de produtos naturais, mas destes eu gostei e vou tentar.
    Bjkas e um ótimo final de semana para vc.

    http://gostodistonew.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Betty,

    Esta matéria foi postada pela minha amiga regina...ela assim como eu é adepta das receitas naturais....o melhor dessa receita é que dão ótimos resultados e são super baratinhas.....aproveite....depois me conta o resultado....bjs!!

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro produtinhos naturais, eles agridem nada ou quase nada a gente ! e ainda são baratinhos !
    Beijos !! Adorei o blog e estou seguindo, dá uma passada no meu depois e diz o que achou !


    trendyteenager.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Angel

    Tá rolando sorteio lá no blog. vem participar e obrigadinha pelo coments de hj.

    beijos
    http://eumessma.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá Poderosa :) deixe seu comentário, ele é muito importante para nós !! Obrigado pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...