12 de setembro de 2010

Henna - uma forma de colorir o cabelo sem quimica




Bom dia!

Penso que todos ja ouviram falar da henna (lawsonia enermis), uma planta nativa da Africa do Norte e parte da India onde o seu uso é milenar em cerimonias de casamento e outras festividades para tatuar a pele e colorir, tratar os cabelos.


Nos paises ocidentais, ha muita controversia em relação ao seu uso; esteve na moda nos anos 80 , depois caiu no esquecimento e ultimamente pouco a pouco as pessoas vem redescobrindo os beneficios que ela pode trazer.


Bom, quase todas os produtos que eu tenho falado aqui, se são adaptados ao meu tipo de cabelo e pele, eu ja testei todos e faço uso corrente; minha historia com a henna começou ha cerca de 2 anos; antes usava a tinta Excellence da L'Oreal que tem umas cores lindas e eu gosto de me ver com cabelos castanho dourado; não me lembro mais do nome ou numero da que eu usava mas era linda; mas, voltando ao assunto, fui ao Brasil ha 2 anos e aproveitei para dar uma caprichada nas madeixas ; fiz alisamento e a cabeleireira me aconselhou a usar a henna em vez de tinta porque danifica menos o cabelo, pois trata-se de um produto natural; ela usou em mim a Surya em forma liquida, no mesmo dia que alisou; não me apercebi de imediato, mas, isso danificou o meu cabelo, e logo depois, começou a quebrar e até hoje não recuperou direito; bom,mas se a henna é natural porque eu acho que foi ela que danificou o meu cabelo? penso que a quebra não foi so devido ao uso da henna liquida no mesmo dia, mas também houve erro na manipulaçao do alisante, isso tudo junto, foi uma bomba detonadora!!! um mes depois, com os cabelos brancos aparecendo , pois tenho ja alguns, desesperada a procura de uma soluçao que não detonasse ainda mais a cabeleira, pesquisei muito sobre a henna e vi qual foi o erro:
a henna dita produto natural e friso bem isso, NATURAL é apenas a que é vendida em po, e mesmo essas, algumas tem outros produtos misturados; a henna liquida tem adição de produtos quimicos. A unica henna sem aditivos é a NEUTRA ou NATURAL em po.
A henna neutra é extraida das folhas e casca da planta tem uma cor castanho esverdeada; mistura-se em agua fervente, formando uma pasta que é aplicada ainda quente nos cabelos, deixa-se repousar o tempo indicado na embalagem (ou mais, conforme a intensidade de cor desejada); para cabelos loiros eles ganham uma tonalidade avermelhada, para cabelos castanhos, tonalidade castanho acobreado e para cabelos pretos, reflexos acobreados; para quem tem alguns cabelos brancos, da um efeito de luzes acobreadas, que é o meu caso ; para pessoas que tenham uma grande quantidade de fios brancos, a não ser que sejam muito ousadas, não é aconselhavel o seu uso, pois ficara com uma cabeleira cor de cenoura!!!
IMPORTANTE: se voce tem cabelos claros e quer tentar mudar com henna, faça antes o teste da mecha par ver se gosta da cor obtida, pois os cabelos claros são os que mais mudam com o uso da henna. A coloração feita com henna, sai apos algumas lavagens, é preciso repetir o processo para manutenção em todo o cabelo, não apenas na raiz como no uso da tinta. A intensidade da tonalidade obtida vai aumentando com as sucessivas aplicaçoes.

Existem ainda outros colorantes naturais que podem ser misturados a henna e dar diferentes tonalidades, entre elas o indigo, que tem cor azul e misturado a henna neutra, oferece diferentes tonalidades de castanho, podendo mesmo obter-se a cor preta; ainda não encontrei a venda, mas, assim que testar, faço resenha.
Pessoalmente, eu gosto da henna, acho que ela trata o cabelo sim, encorpa, da um pouco de volume; pode ressecar o cabelo também, é importante hidratar muito bem depois da sua aplicação; algumas pessoas misturam creme de hidratação e até mesmo oleos para que não ocorra ressecamento; eu como tenho fios brancos, aplico ela pura e hidrato depois e estou satisfeita com o resultado, toda a gente pensa que eu faço luzes no cabelo. Tem ainda a vantagem de poder ser usada em cabelos alisados, eu aliso com amonia e aplico henna uma semana depois sem problema e se vou alisar, espero duas semanas apos o uso da henna.

Devo avisar que a aplicação da henna, como uma tinta, obriga a determinadas precauções como usar um creme para proteger o rosto, orelhas e pescoço, toalha so para esse fim e luvas se voce nao quiser ficar com as mão amarelo acastanhado.
Beijos e até a proxima

33 comentários:

  1. Olá,
    Èu tb uso renna creme e estou gostando muito mas ouvir dizer que não é 100% natural,alivia bem minha coceira,mas fica dificil confiar nestes produtos...acho um charme uma mulher de cabelos crisalhos e bem cuidados!!!Logo vou deixar o meu natural

    ResponderExcluir
  2. Ola anonimo!
    Lei ana embalagem a composição do produto para ver se é natural ou não; a henna sofre muito preconceiot ai no Brasil; por aqui, muita gente usa apena s para tratar o cabelo,a henna neutra que não colore; eu ainda confio nos orgão que fiscalizam os produtos como a ANVISA ai no Brasil, penso que se é autorizado, podemos confiar... beijos

    ResponderExcluir
  3. Fiz luzes nos cabelos e não gostei do resultado, meus cabelos são castanhos escuros e quero aplicar henna para tirar as fechas. Quem fez luzes pode usar henna?

    ResponderExcluir
  4. Ola Anonimo.

    A Henna em cabelos loiros não é aconselhavel, corre risco de os cabelos adquirirem uma cor esverdeada...penso que o melhor sera dexar crescer o cabelo naturalmente e ir cortando ou usar um tonalizante do mesmo tom dos seus cabelos; os tonalizantes existem sem amonia e são menos agressivos que as tintas normais; contudo,aconselho fazer o teste da mecha sempre.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  5. O título está errado, a henna tem química sim. Inclusive ,tem metal pesado compondo sua fórmula. Se quer uma henna natural vai procurar na Índia.

    ResponderExcluir
  6. Regina Gostaria de Saber Se Tem Método Para Fazer Mechas Coloridas sem Agredir o Cabelo...?...Ao Contrario do Que Você Disse Henna tem Química Siim e Muita...Não é Crítica Só Quero te Ajudar nos Posts...

    ResponderExcluir
  7. Gente sou loira 7 aproximadamente... tem muito cabelo e um pouco de luzes tenho um media uns 2 anos q não retoco as luzes, aguem pelo amor de Deus podem me ajudar quero ficar ruiva e não sei q renna usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Anonima!
      Para ficar ruiva é a Henna do Egipto, a henna natural. No lugar onde você for comprar, peça ajuda de uma vendedora.
      Beijos

      Excluir
  8. oi meu cabelo é castanho escuro? como faço p atingir a cor ruivo alaranjado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Melanie! se você quer usar a henna para ter um tom avermelhado, deve usar a henna natural ou henna do Egito, aplicando com frequência os cabelos ficam com reflexos avermelhados, mas não tem o mesmo efeito da tinta.

      Excluir
  9. estou gravida e tenho cabelos castanho medio ,mas tenho fios brancos qual devo usar que não prejudica o bebe to os primeiros meses de gestação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola!
      Se você four usar a henna em po ela é totalmente natural; eu misturo a henna do Egito que é aquela que o cabeloi fica bem vermelho, laranja, com a henna preta, que tem o nome de indigo; para ficar bem castanho, eu faço em duas etapas, uma coma henna vermelha e outra com a preta e cobre perfeitamente todos os fios brancos; caso você esteja no Brasil existe a marca Surya, mas a liquida, informe-se com seu médico e cabelereiro antes de usar e mesmo a henna em po, faço testa para ver se não é alergia. Espero ter ajudao.

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Eu uso henna líquida a muito tempo e digo que todos gostam do meu cabelo,só que faço progressiva de dois em dois meses e agora começo sentir que quando lavo cai um pouco,mas vou continuar a usar qualquer coisa corto curtinho novamente,eu nem gosto de cabelos grandes mesmo.Em fim cabelos é algo complicado a gente nunca consegue por muito tempo mantê-los bacaninhas sempre tem algo para complicar é difícil demais!!! Mas gostei dos comentários e da matéria mande mais precisamos.

    ResponderExcluir
  12. oi meu cabelo é preto,quero fazer mechas roxas,tem como?

    ResponderExcluir
  13. Gostaria muito de comprar uma henna em pó importada, totalmente natural para passar nos meus cabelos brancos da raiz,mas realmente acho difícil encontrar um local fácil, bom e confiável para se comprar e os sites de fora demoram demais pra chegar! alguém teria alguma dica, por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Giselli; pesquisando no google, encontrei estes endereços e telefones; são de uma loja em Londrina, arece que os produtos são bons.

      Rua Pernambuco, 404
      Telefone: (43) 3356-0555

      ‎Av Duque de Caxias, 1200
      Telefone: (43) 3343-0277

      Se conseguir comprar por la, deixe aqui a sua opinião. Beijos

      Excluir
    2. Eu moro na Italia e uso o Henna puro (lawsonia Inermis) ha mais de 3 anos, meus cabelos sào brilhantes e saudàveis, sem nenhuma quimica, faço tudo em casa, e para os fios brancos eu uso o Henna Nero (indigofera tinctoria) ele cobre bem os brancos. Se quiser mais informaçòes è so escrever pra mim: bonisoft65@yahoo.it

      Excluir
  14. ola regina eu estou em portugal, e tambem estou a procura da tinta henra pois estou grávida e gostaria de usar para nao prejudicar o bebe, por favor me indique locais onde possa adquirir esta tinta para começar a usar obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLa! desculpe a demora em responder, o blog esta paradoe nao entro sempre, mil desculpas. Eu compro num site de produtos naturais e eles entregam em Portugal; este é o link:
      http://www.aroma-zone.com/aroma/Z_Recherches.asp?Nocache=0%2C361681636519465

      em francês é henne e tem varias cores; se precisar de ajuda, me escreva: reginaferreira63@gmail.com
      Beijos

      Excluir
  15. olá.. eu uso hena a mais de dez anos, e uso a do laboratório Welleda, ela é em pó e cem por cento natural. Esse laboratório é muito sério. vale a pena.e sei que a hena é só pra cabelos castanhos e pretos. e claro com alguns brancos no meio como é o meu caso hehehe

    ResponderExcluir
  16. sou ruiva ...mas to cansada de gastar $$$ mas queria saber si posso usar para pintar o cabelo ?

    ResponderExcluir
  17. Amiga,
    Estou com uma dúvida muito grande. Querousar henna preta no meu cabelo. Mas, dizem q com o tempo meu cabelo vai ressecar. Se eu fizer massagem sempre meus cabelos vão ressecar do mesmo jeito? Ou vão ficar bonitos, sedosos e pretos? Por favor, me tire essa dúvida enquanto eu não fiz henna no meu cabelo rs.
    Se puderes me dar outras dicas agradeço. Uma boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Samara! se for henna mesmo, pura, com as hidratações o cabelo fica muito bom, não fica ressecado; mas tem que hidratar! agora é preciso que seja henna e não henné que alisa e tinge de preto, são produtos muito diferentes. Espero ter ajudado. Qualquer coisa, deixe mensagel de novo. Bjim

      Excluir
  18. oi meu nome e Rafaela e tenho 9 anos estou entereçada em pintar o cabelo sem química temporariamente mais o meu cabelo e castanho mais ou menos escuro da pra fazer no meu cabelo?E outra coisa eu n sei onde encontra essa tal de planta
    beijos rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela! você tem 9 anos? não use nada no cabelo, você é muito nova para isso, essa é a minha opinião; se for usar, fale com sua mãe ou pessoa responsavel por você; se eu fosse ela, não deixaria você usar nada. Fica bem, beijos

      Excluir
  19. Me chamo Bianca e sou ruiva natural, mas meus cabelos estão escurecendo, estou louca procurando um shampoo que ajude a clarear. O shampoo henna egipcia ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se o shampoo ajuda; a henna em po, sei que da reflexos vermelhos no cabelo; procure uma bao henna em lojas d eprodutos naturais, mas a henna em po, sem mistura de outros produtos e penso que ficara satisfeita com o resultado. Beijos

      Excluir
  20. Oi Regina, estou usando O Novo Shampoo Henna egípcia vermelho, gostaria de saber se posso hidrata-lo normalmente?? E pintar com tinturas ou nunca mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Suzhan! pelo que sei, você não podera usar outras tinturas sem cortar a a parte que tem henna; quanto as hidratações pode fazê-las normalmente. Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Corrigindo aminha resposta: não pode usar outras tinturas se usar a henna como tintura natural; quanto ao shampoo, eu não sei informar; penso que na embalagem deve informar, se não, ligue para o atendimernto ao consumidor.

      Excluir
  21. Oi,tenho muitos cabelos brancos,gostaria que fiquem dourados e os naturais continuem castanho escuros.Qual henna uso?

    ResponderExcluir
  22. Eu usei henna até ser e ter materiais bons e importados.
    Surya mudou as tonalidades de e hoje a maior furada.
    Vinho acaju e como cor de hepatite
    E hoje quero meus brancos ermelhos azuis .Quero meus pretos pretos e os vermelha dos hepatitizados na cor azul índigo blue.Azul jeans escuro.
    Pode me ajudar?
    Grata

    ResponderExcluir

Olá Poderosa :) deixe seu comentário, ele é muito importante para nós !! Obrigado pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...